DIY Home Improvement Forum banner

Problema de fluxo do sistema de filtro de água sob a pia

12K views 25 replies 8 participants last post by  cmfrlty  
#1 ·
Agradeço antecipadamente por dar uma olhada e pela potencial ajuda com minha situação misteriosa aqui!

Comprei um Sistema de Filtro de Água Sob a Pia Waterdrop 10UA (ele NÃO tem um tanque de pressão como um sistema de osmose reversa) e o instalei junto com uma torneira nova que tem uma entrada separada para uma linha de filtro. Usei um divisor da linha principal de água para separar a água em duas direções, uma para a torneira normal e outra para o sistema de filtro de água através da linha da torneira do filtro de água. Começou ÓTIMO, pois o fluxo de água pela linha do filtro de água era total e rápido até depois de um mês/meses. Em vez de poder colocar a água instantaneamente em alta velocidade, você tinha que puxar a alavanca muito lentamente e deixar a água sair para evitar que fizesse um ruído DUP-DUP-DUP e desligasse. Quando você ouvia esse ruído e a água desligava da torneira do filtro de água, você precisava então acelerar a alavanca da torneira normal agressivamente várias vezes para fazer a água fluir novamente na linha do filtro de água. Troquei o filtro pensando que o filtro estava cheio, mas isso não resolveu o problema e eu apenas lidei com o problema por um tempo. Troquei o filtro novamente pela terceira vez alguns meses depois disso e desta vez não houve fluxo algum com o novo filtro. Achei que tinha um filtro ruim, então o devolvi e peguei outro, mas este também não fluiu. Para solucionar o problema, retirei o sistema de filtro e certifiquei-me de que não havia obstruções e consegui soprar ar facilmente pelas linhas com o filtro no lugar, sem problemas. Também desconectei as linhas de água que entravam na torneira para garantir que não houvesse um arejador entupido ou algo assim, o que não aconteceu. Então este é o meu problema, o que originalmente fez com que a água fluísse tão bem no início e então fez com que ela quisesse criar aquele ruído Dup-Dup e desligar a água se a água não estivesse muito ligeiramente ligada para então simplesmente parar de funcionar completamente?

#2 ·
...instalei-o junto com uma torneira nova que tem uma entrada separada para uma linha de filtro. Usei um divisor da linha principal de água para separar a água em duas direções, uma para a torneira normal e outra para o sistema de filtro de água através da linha da torneira do filtro de água.
Bem-vindo à sala de bate-papo.

Você pode nos dar uma ou duas fotos da instalação (se ainda estiver instalada), para que possamos entender a tubulação? Eu realmente não entendo o que você escreveu acima. Você está dizendo que há apenas uma torneira nesta nova configuração e há um controle que permite escolher quando a água filtrada e não filtrada é usada? Se sim, pode nos dar os detalhes da torneira, por favor.

#3 ·
Bem-vindo à sala de bate-papo.

Você pode nos dar uma ou duas fotos da instalação (se ainda estiver instalada), para que possamos entender a tubulação? Eu realmente não entendo o que você escreveu acima. Você está dizendo que há apenas uma torneira nesta nova configuração e há um controle que permite que você escolha quando a água filtrada e não filtrada? Se sim, você pode nos dar os detalhes da torneira, por favor.
Obrigado Chris! Sim, eu tenho uma torneira 2 em 1 que permite que você tenha uma linha para água não filtrada normal para usos normais da pia através de sua própria alavanca E outra linha que vai para uma torneira de água filtrada separada, menor/fina que você pode alternar separadamente apenas para água filtrada.

#5 ·
Obrigado. E...

"Você pode nos dar uma ou duas fotos da instalação sob a bancada (se ainda estiver instalada), para que possamos entender a tubulação? "
Desconectei tudo tentando solucionar um possível entupimento, mas vou refazer tudo para poder tirar algumas fotos para você esta noite. No entanto, é exatamente como a imagem abaixo mostra (se isso te ajudar em alguma coisa), exceto que a torneira de água e a torneira do purificador de água são juntas como uma torneira 2 em 1.
Image

#8 ·
Eu usei um divisor da linha principal de água para separar a água em duas direções, uma para a torneira normal e a outra para o sistema de filtro de água através da linha da torneira do filtro de água.
Você conectou uma linha flexível temporária à válvula que você instalou para a linha para o filtro e testou o fluxo em um balde? Isso seria uma boa coisa a fazer enquanto você tem as coisas desmontadas.

#9 ·
O próximo passo de diagnóstico seria conectar a saída do filtro a uma linha flexível e colocá-la em um balde. Se esses dois testes mostrarem que não há nada de errado com as válvulas na linha de água fria e nada de errado com o próprio filtro, resta apenas a torneira. No entanto, isso parece improvável, pois a torneira tem três linhas de entrada (quente, fria, filtrada), então, teoricamente, não deveria haver conexão entre quente/frio e filtrado. Não podemos ver como essa separação é mantida, no entanto, então talvez algo tenha falhado.

#10 ·
Você está se referindo à linha diretamente após o divisor de 3 vias da linha de água fria (antes do filtro)? Eu não fiz isso, não. Eu estaria apenas procurando qualquer fluxo através dessa linha? Acho que se houvesse fluxo, você gostaria que eu visse se havia fluxo com isso conectado ao filtro em um balde também, correto?

#11 ·
Parece haver três fontes possíveis para o problema.
  • O arranjo de válvulas que você tem que dividir a água fria que entra em linhas que vão para as duas torneiras.
  • O próprio filtro
  • A torneira
O teste na postagem #8 permitirá que você confirme (ou não) se há um bom fluxo do arranjo de válvulas para o filtro de água.
O teste na postagem #9 permitirá que você confirme (ou não) se há um bom fluxo do arranjo de válvulas e através do filtro.
Se você tiver um bom fluxo saindo do filtro, então o problema teria que estar na torneira.

#12 ·
Você está se referindo à linha diretamente após o divisor de 3 vias da linha de água fria (antes do filtro)?
Se a configuração que você tem para dividir a linha de água fria de entrada em duas saídas corresponder ao que estou imaginando, então "sim".

Eu deveria apenas procurar qualquer fluxo através dessa linha?
Ele deve estar fluindo com a pressão total da água da casa, então, se isso for "normal", ele deve estar fluindo bem rápido, como a água que normalmente sai da torneira não filtrada acima.

Eu acho que se houvesse fluxo, você gostaria que eu visse se havia fluxo com isso conectado ao filtro em um balde também, correto?
Sim

#14 ·
Se a configuração que você tem para dividir a linha de água fria de entrada em duas saídas corresponder ao que estou imaginando, então "sim".

Ele deve estar fluindo com a pressão total da água da casa, então se isso for "normal", então deve estar fluindo muito rapidamente, como a água que normalmente vem da torneira não filtrada acima.

Sim
Obrigado pela sua ajuda! Eu conectei tudo novamente e fiz os testes que você recomendou e tudo funcionou perfeitamente até o produto final de água saindo novamente da torneira do filtro de água. Eu fiquei SURPRESO! Não tenho ideia do porquê de ter funcionado de repente depois de não funcionar por tanto tempo, mesmo depois de ter desmontado para desentupir quando nenhum entupimento foi encontrado. A única coisa que posso pensar é que o local onde eu tinha o filtro montado na lateral pode ter causado um problema por causa de sua altura em relação à entrada de água (veja a imagem), porque eu tinha tudo abaixo da entrada de água quando testei. Ou, poderia ser o comprimento das linhas que estavam todas conectadas inicialmente prejudicando a sucção para empurrar a água até o filtro até a torneira? Não tenho ideia, você tem alguma ideia?
Image

#15 ·
A única coisa em que consigo pensar é que o local onde tinha o filtro montado na lateral pode ter estado a causar um problema porque a sua altura em relação à entrada de água (ver imagem) pode ter sido um problema, porque tinha tudo abaixo da entrada de água quando o testei. Ou, pode ser o comprimento das linhas a serem todas ligadas inicialmente a prejudicar a sucção para empurrar a água até ao filtro até à torneira? Não faço ideia, tem alguma ideia?
Ao lidar com água sob pressão doméstica, pequenas diferenças de elevação não farão qualquer diferença (fazem-no quando se discute problemas de drenagem de água onde não há força para empurrar a água). Não tenho uma explicação para o porquê de estar a funcionar agora, o que me faz pensar que o problema irá reaparecer. Quando isso acontecer, desligue a linha do filtro da torneira e deixe a água fluir para um recipiente. Isso dir-lhe-á se o problema está a montante ou a jusante.

#16 ·
De nada.

Ao lidar com água sob pressão doméstica, pequenas diferenças de elevação não farão diferença (elas fazem ao discutir problemas de drenagem de água, onde não há força para empurrar a água). Não tenho uma explicação para o porquê de estar funcionando agora, o que me faz pensar que o problema reaparecerá. Quando isso acontecer, desconecte a linha do filtro para a torneira e deixe a água fluir para um recipiente. Isso lhe dirá se o problema é a montante ou a jusante.
Sim, você estava certo! Está acontecendo de novo. Consegui lavar o filtro por 5 minutos, como as novas instruções do filtro diziam para fazer, e o fluxo foi ótimo e tudo estava funcionando muito bem. Voltei e tentei usá-lo um dia depois e absolutamente nenhum fluxo novamente. :(

#20 ·
Existe alguma forma de verificar bloqueios na cabeça do filtro de água? Meu fluxo de entrada está bom (e a água quente está forte)... a pressão cai para quase um fio quando a água fria é ligada... Estou me perguntando se há um bloqueio na carcaça - não no cartucho do filtro?? Eu tenho 5 desses e estou com esse problema em dois deles.

#22 ·
Acredito que existe uma falha de design na carcaça do filtro. O problema parece estar relacionado com a pressão da água de entrada.
Se for muito alta, algumas peças na carcaça parecem ser empurradas para um local que bloqueará o fluxo de água.
Pude ouvir claramente um clique quando deixei menos água entrar no filtro (apertando a torneira) e a água fluiu novamente.

Se você desapertar o filtro e deixá-lo parado por um tempo, o bloqueio também desaparecerá.

Não fiz totalmente os vários testes que a Waterdrop queria que eu fizesse porque acho que a maioria desses testes não funcionará permanentemente.
Mas se alguém encontrar algo que funcione, por favor, compartilhe o truque.

Entrar em contato com a Waterdrop e mostrar a eles os videoclipes que mostram o problema os convencerá de que há um problema com seu produto.