DIY Home Improvement Forum banner

O mini split perdeu muito refrigerante ao desconectar a bomba de vácuo.

6.4K views 8 replies 6 participants last post by  roughneck  
#1 ·
Acabei de instalar meu primeiro sistema mini split e, até agora, tudo tem sido muito fácil. É uma unidade pré-carregada. Conectei as linhas, fiz vácuo, esperei para verificar vazamentos, liberei um pouco de refrigerante, esperei mais um pouco para verificar vazamentos, liberei o resto, mais verificações de vazamentos (nunca houve nenhum), então desconectei a bomba de vácuo. Quando desconectei a bomba da porta de serviço, refrigerante e óleo borrifaram no meu braço, muito mais do que a pequena lufada que eu esperava. Isso é normal/aceitável? Qual deve ser meu próximo passo para verificar se tudo está ok?

#2 ·
É uma unidade pré-carregada, como se as linhas de refrigerante estivessem pré-carregadas?
Você não verifica vazamentos com refrigerante. Isso é feito por meio de um teste de pressão de nitrogênio e da medição do nível de mícrons da evacuação.
A bomba de vácuo não deveria ter sido conectada a uma porta pressurizada.

#4 ·
Não tenho certeza do que você quer dizer quando disse que liberou a carga e depois removeu a bomba de vácuo. Dependendo de como você fez isso, o sistema pode ter sugado um pouco do óleo da bomba de vácuo para dentro do sistema e, de alguma forma, para o seu braço. Isso não é bom, pois o óleo que está na bomba de vácuo não é compatível com o óleo que está no compressor de refrigeração. De qualquer forma, se você perdeu carga de refrigerante suficiente para afetar seu desempenho, a única maneira correta de lidar com isso é recuperar o que está lá dentro e, em seguida, pesar a quantidade correta de volta no sistema.

#5 ·
Parece que você desligou a bomba de vácuo no seu coletor de manômetro sem uma válvula de corte na extremidade da mangueira. Quando você liberou a carga, você pressurizou a mangueira. Ao desconectar a mangueira de carga, você perdeu a quantidade de refrigerante e óleo que estava na mangueira. Eu não me preocuparia com isso por enquanto... você provavelmente não perdeu o suficiente para afetar o desempenho.

Da próxima vez, obtenha e use uma válvula de desconexão na extremidade da mangueira de carga. Desligue-a antes de liberar a carga do sistema e você evitará o problema que teve.

#6 ·
Parece que você desligou a bomba de vácuo no seu coletor de manômetro sem uma válvula de corte na extremidade da mangueira. Quando você liberou a carga, você pressurizou a mangueira. Ao desconectar a mangueira de carga, você perdeu a quantidade de refrigerante e óleo que estava na mangueira. Eu não me preocuparia com isso por enquanto... você provavelmente não perdeu o suficiente para afetar o desempenho. Da próxima vez, obtenha e use uma válvula de desconexão na extremidade da mangueira de carga. Desligue-a antes de liberar a carga do sistema e você evitará o problema que teve.
Obrigado pela sua resposta. Sim, eu tinha a mesma pergunta que ele. Não saiu muita coisa, mas foi um pouco mais do que nada, o que foi um pouco preocupante, mas não parecia muito com o que se preocupar.

#7 ·
Acabei de instalar meu primeiro sistema mini split e, até agora, as coisas têm sido tranquilas. É uma unidade pré-carregada. Conectei as linhas, fiz vácuo, esperei para verificar vazamentos, liberei um pouco de líquido refrigerante, esperei mais um pouco para verificar vazamentos, liberei o restante, mais verificações de vazamentos (nunca houve nenhum), então desconectei a bomba de vácuo. Quando desconectei a bomba da porta de serviço, refrigerante e óleo borrifaram no meu braço, muito mais do que a pequena lufada que eu esperava. Isso é normal/aceitável? Qual deve ser minha próxima etapa para verificar se tudo está ok?
Como seu sistema se comportou? Acho que fiz praticamente a mesma coisa. Meu sistema está resfriando, mas estou me perguntando se perdi muito ou causei outros danos.