DIY Home Improvement Forum banner
1 - 14 of 14 Posts

njitgrad

· Registered
189 Posts
Discussion starter · #1 · (Edited)
Acabei de fazer uma renovação completa da casa de banho no ano passado e mandei instalar azulejos de chão 2x2 no meu chuveiro. Cerca de dois meses atrás, notei que o rejunte não estava secando completamente em uma área específica perto (mas não ao lado) do ralo. Mandei o subcontratado de azulejos vir olhar. Ele removeu o rejunte e rejuntou novamente. A vida continuou. Parecia bom até cerca de uma semana atrás. Mais uma vez, o rejunte parece molhado naquele mesmo local. Quando uso um raspador de rejunte para raspar a superfície do rejunte, ele revela rejunte granulado molhado, não rejunte em pó seco. A inclinação no chuveiro parece boa de todos os quatro cantos.

Para responder a algumas perguntas que alguns podem ter:

1) Antes de instalar o piso, vi a tela da base do chuveiro instalada (passou na inspeção)

2) Vi a base de lama inclinada (vários centímetros de espessura) depois de concluída e também parecia boa.

Alguém pode pensar em uma razão pela qual isso está acontecendo comigo? Conversei com o GC hoje e ele enviará o azulejista novamente esta semana.

Attachments

Você precisa deixar o chuveiro secar por vários dias (sem uso), pelo menos 72 horas, até que a cor do rejunte se torne consistente. Em seguida, você precisa selar o rejunte para que ele não absorva água e mude de cor. Use um selador de rejunte de alta qualidade que dure mais tempo. Duas demãos podem ser necessárias se a água não formar gotas no rejunte após a primeira aplicação.

Discussion starter · #3 ·
Você precisa deixar o chuveiro secar por vários dias (sem uso), pelo menos 72 horas, até que a cor do rejunte se torne consistente. Em seguida, você precisa selar o rejunte para que ele não absorva água e mude de cor. Use um selador de rejunte de alta qualidade que dure mais tempo. Duas demãos podem ser necessárias se a água não se acumular no rejunte após a primeira aplicação.
Eu já o selei há dois meses, depois que o rejunte foi substituído. No entanto, pelo que li, pensei que o objetivo do selador de rejunte não é criar uma barreira à prova d'água, mas sim evitar manchas. Usei o Selador Impregnador 511.Algumas outras perguntas...se a bandeja de lama estiver molhada por baixo, não levará muito mais de 72 horas para secar? A bandeja de lama (na qual os azulejos foram colocados em argamassa fina) deve ficar molhada?

Deve ser lama de deck sobre a qual a panela se assenta e é sobreposta para criar a base à qual o ladrilho é fixado.

Selantes de argamassa de alta qualidade formarão gotas de água quando você tentar molhá-los após a vedação. O fato de a argamassa estar mudando de cor, para mim, é que eles não estão devidamente selados. Experimente um selante diferente, um que tenha "Ouro" no nome. Mais caro, mas tive ótimos resultados. Encontrado na sua loja local Big Orange.

Eu não sou um profissional, mas pelo que entendo - não se espera que o selante de rejunte forme uma barreira impermeável completamente protetora. Como tal - um pouco de água entrará por baixo e irá absorver na bandeja de lama. A ideia é que a barreira impermeável esteja abaixo da bandeja de lama, e é isso que impede que a água vaze para o chão abaixo e para as paredes. Então, o ralo tem orifícios de drenagem na lateral, de modo que qualquer água que entre na bandeja de lama eventualmente encontra o caminho para o ralo central, passa pelos orifícios de drenagem e sai.

Eu acredito que esta água que está literalmente embebida no concreto também pode impedir que o seu rejunte seque.

Como tal - a questão é - quanto tempo deve levar para que esta água que está "na bandeja" seque? São horas? Dias? Semanas (essencialmente nunca, de modo que permanece molhada o tempo todo)? A resposta para isso - eu não sei.

Estou tendo um problema semelhante, exceto que pior do que o seu, eu acho. Estou iniciando um novo tópico para perguntar sobre isso e postarei um link aqui.

Algumas outras perguntas... se a bandeja de lama estiver molhada por baixo, não levará muito mais de 72 horas para secar? A bandeja de lama (na qual os azulejos foram colocados em argamassa de camada fina) deve ficar molhada?
Isso está correto, não vai secar tão cedo. Já estabelecemos, tenho quase certeza, que a vedação não é o problema porque a água não está vindo da superfície. Se fosse, ficaria molhado imediatamente toda vez que você tomar banho. Então, muito provavelmente, a água está vindo de baixo. Contanto que houvesse uma pré-inclinação e tudo esteja devidamente impermeabilizado, isso não deve ser um problema. Substituir o rejunte certamente não ajudará este problema. A bandeja de lama deve ser projetada para receber água através do azulejo (se isso acontecer) e, em seguida, drenar corretamente dos orifícios de drenagem ocultos em seu ralo. (Outros sistemas mais avançados, como os ralos Schluter Kerdi, resolvem isso de uma forma mais elegante, mas o princípio é semelhante).

Se o que pensamos for o caso, então tentar lidar com o rejunte molhado real faz tanto sentido quanto secar o final da sua casa todos os dias, porque alguém não desligou completamente a água na torneira.

Eu não sou profissional, mas, pelo que entendo, não se espera que o selante de rejunte forme uma barreira totalmente protetora e à prova d'água. Como tal, um pouco de água entrará por baixo e penetrará na bandeja de argamassa. A ideia é que a barreira à prova d'água esteja abaixo da bandeja de argamassa, e é isso que impede que a água vaze para o chão abaixo e para as paredes. Então, o ralo tem orifícios de drenagem na lateral, de modo que qualquer água que entre na bandeja de argamassa eventualmente encontra seu caminho para o ralo central, passa pelos orifícios de drenagem e sai.

Eu acredito que essa água que literalmente penetrou no concreto também pode impedir que seu rejunte seque.
Isso está tudo correto. Darei uma olhada no outro tópico.

Você conseguiu resolver?
Sim - veja o outro tópico; postei uma atualização/foto em 2021. Tenho usado o chuveiro há mais de 5 anos e tem sido bom.

Tem sido bom, embora eu tenha tido um problema, onde cometi o erro de usar argamassa fina pré-misturada. Nunca mais. Como resultado disso, uma parte do meu limiar não secou por um ano inteiro e continuou a se expandir; eu o retirei e refiz com a coisa certa, e tem sido bom desde então.

Tem sido bom, embora eu tenha tido um problema, onde cometi o erro de usar argamassa fina pré-misturada. Nunca mais. Como resultado, uma parte do meu limiar passou um ano inteiro e não tinha realmente definido (seco), e continuou a se expandir; Eu tirei e refiz com a coisa certa, e tem sido bom desde então.
Isso não está certo. Há basicamente rejunte pré-misturado barato (estilo antigo) e tecnologia pré-misturada de última geração. As coisas mais antigas não são tão boas, mas nenhuma delas deveria ter o problema que você mencionou. Os mais novos, como os da Mapei e Laticrete, são realmente muito bons. Então, há algum outro problema lá.

Isso não está certo. Basicamente, existe argamassa pré-misturada barata (estilo antigo) e tecnologia pré-misturada de última geração. As coisas mais antigas não são tão boas, mas nenhuma delas deveria ter o problema que você mencionou. As mais recentes, como as da Mapei e Laticrete, são realmente muito boas. Portanto, há algum outro problema ali.
Referia-se à argamassa de camada fina - usada para fixar os azulejos e o limiar - não ao rejunte.

(FWIW - embora eu não estivesse me referindo ao rejunte - usei o rejunte Mapei - não gostei nem um pouco. Era muito fraco. Como se eu pudesse literalmente raspá-lo das juntas com o dedo dias depois de instalá-lo, mesmo tendo misturado de acordo com as especificações. Percebi que a Lowes parou de vendê-lo - imaginei que fosse por essa razão - simplesmente não é bom.)

De qualquer forma, a Lowe's não parou de vendê-lo (pelo menos em geral). Se algo estava errado, não era com a marca da argamassa em si, mas com outra coisa. A argamassa Mapei é boa, tanto pré-misturada quanto padrão.

Quanto à argamassa fina pré-misturada em um chuveiro, sim, especialmente ao impermeabilizar, é possível que esse material praticamente nunca seque. Além da massa para azulejos de parede ou algo assim, a "argamassa fina" pré-misturada nunca é uma boa ideia.

1 - 14 of 14 Posts