DIY Home Improvement Forum banner

Fogão elétrico - disjuntor, fio e dimensionamento do cabo

41K views 51 replies 12 participants last post by  Sberry  
#1 · (Edited)
Comprei um novo fogão elétrico LG (link da home depot aqui). Manual do produto aqui. Confuso sobre o tamanho do disjuntor, a bitola do fio NM-b e a classificação do cabo do aparelho a ser usado. O manual não informa o tamanho do disjuntor.
Image
**O manual lista como 12,9 kW.
Image
**O manual indica um cabo mínimo de 40 ampères, 3 fios podem usar cabo de 40A ou 50A, mas o cabo de 4 fios deve ter classificação de 50A? NEC Tabela 220.55 Fatores de demanda e cargas para fogão elétrico doméstico, .... afirma que 1 aparelho tem uma demanda máxima de 8 kW, até 12 kW de aparelhos classificados. Adicione 5% de classificação a cada kW adicional acima de 12 kW. No meu caso, isso significaria uma carga de demanda máxima de 8 kW * 1,05 = 8,4 kW. Portanto, o manual do fogão lista 12,9 kW, o que 12,9 kW / 240v = 53,75 amperes. O manual tem um cabo de aparelho mínimo de 40 ampères, 40A ou 50A podem ser usados ​​na tabela de 3 fios, mas o texto de 4 fios diz apenas 50 ampères. NEC indica que a carga de demanda máxima seria de 8,4 kW. 8,4 kW / 240v = 35 amperes. Tudo isso parece contraditório. Com base na classificação de 12,9 kW, você precisaria de um disjuntor de 60 ampères, fio NM-b de 6/3 ou 4/3 e cabo de fogão de 60 ampères (isso existe em residencial?). De acordo com a carga de demanda máxima da NEC, eu poderia usar um disjuntor de 40 ampères, fio NM-b de 8/3 e cabo de fogão de 4 ampères. Grande diferença Qual o tamanho do disjuntor? Qual bitola NM-b Qual o tamanho do cabo do aparelho deve ser usado? Meu plano agora é um disjuntor de 50 ampères, fio NM-b de 6/3 e cabo de aparelho de 50 ampères, mas estou tentando entender os números acima.

Attachments

#2 ·
Eu ficaria do lado da segurança e usaria um disjuntor de 40 amperes.
Afinal, você não vai ter tudo funcionando em plena capacidade ao mesmo tempo.
E se ele pede um cabo de aparelho de 40 amperes no mínimo, ele está dizendo que 40 amperes farão o trabalho.
Usar um fio mais pesado é bom, no entanto.

#5 ·
Embora o cálculo possa resultar em 35 amperes, a NEC exige que qualquer fogão de 8 3/4 e acima esteja em um circuito de 40 amperes.

210.19(A) (3)

(3) Fogões domésticos e aparelhos de cozinha. Os condutores dos circuitos de derivação que alimentam fogões domésticos, fornos de parede, unidades de cozinha montadas em bancada e outros aparelhos de cozinha domésticos devem ter uma capacidade de condução de corrente não inferior à classificação do circuito de derivação e não inferior à carga máxima a ser servida. Para fogões com potência nominal de 83∕4 kW ou mais, a classificação mínima do circuito de derivação deve ser de 40 amperes.

#6 · (Edited)
Há um bom número de fogões e cooktops de 50A por aí (tamanho do disjuntor listado nas instruções do fabricante), então colocar fiação apropriada para 50A é uma boa prova de futuro.

O disjuntor e o chicote podem ser de 40A para simplificar a instrução deste fogão específico sem impacto indevido em uma atualização futura.

O fator de demanda do fogão da NEC é bastante sensato. É muito difícil usar 8,4kW enquanto cozinha em casa, você precisa ser MUITO rápido e inteligente sobre isso. A menos que tudo o que você esteja fazendo seja ferver panelas enormes de água.

#11 ·
A tomada é de 50 amperes, então eu a ligaria assim. Permitir 40 amperes é o requisito mínimo, mas por que fazer apenas o mínimo necessário?
Concordo em ir acima do mínimo e à prova de futuro (tudo será ligado para 50 amperes).
Só queria que o texto do manual fosse escrito de forma mais clara e não tivesse seções contraditórias.

Por exemplo, a classificação da placa de identificação de 12,9 kW / 240v = 53,75 amperes. Estou assumindo que a classificação de 12,9 kW é baseada em quando o fogão está no máximo (todas as superfícies do fogão e forno em ALTO).
Os elementos do fogão também ligam/desligam e imagino que ele não seria capaz de puxar 53,75 amperes por tempo suficiente para exceder a curva de tempo vs. excesso de corrente do disjuntor para disparar.
Em outras palavras, vejo como um disjuntor/fiação de 50 amperes seria bom.

No entanto, não vejo como a carga de demanda NEC permitiria um disjuntor de 40 amperes, fiação e cabo e não faria com que o disjuntor disparasse em um fogão de 53,75 amperes quando cada elemento está sendo usado durante uma festa de feriado.

Pior ainda, de acordo com a tabela de carga de demanda para 1 aparelho, você pode ter um fogão com classificação de 16 kW em um disjuntor de 40 amperes, fio de calibre 8 e cabo de 40 amperes.
16 kW é 4 kW acima de 12 kW, o que adiciona 20% de carga de demanda à sua carga de demanda máxima de 8 kW para um único aparelho.
Isso significa que uma classificação da placa de identificação de 16 kW / 240v = 66 amperes, mas a carga de demanda máxima permitiria uma configuração de 40 amperes (8 kW + 20% = 9,6 kW / 240v = 40 amperes).
Então você pode ter um fogão com classificação de 66 amperes em uma configuração de fiação de 40 amperes.

Eu entendo que 99,9% das vezes você nunca puxará essa classificação ou disparará o disjuntor, mas eu não ficaria feliz se tudo estivesse funcionando em alta velocidade em uma festa de feriado e o disjuntor disparasse.

#13 ·
Sim, a classificação é a soma de todos os elementos. Todos os elementos ligam e desligam para manter a temperatura desejada. O fator de demanda é uma estimativa da probabilidade de quantos estarão ligados em um determinado momento.

Quanto aos elementos de assar e grelhar ligados ao mesmo tempo: sim, eles estão durante a pré-aquecimento. Alguns fogões fazem isso automaticamente e alguns têm uma configuração separada nos controles.

#17 · (Edited)
Tive uma dor de cabeça semelhante com o meu fogão. Entrei em uma toca de coelho tentando descobrir o tamanho do disjuntor e a fiação quando instalei meu fogão elétrico. O manual também não era muito claro, então fiquei preso entre as opções de 40 ampères e 50 ampères como você. No meu caso, acabei optando por um disjuntor de 50 ampères, fio 6/3 NM-b e um cabo de 50 ampères. Embora os cálculos da NEC tenham me confundido com aquele número de 8 kW, confiei na sugestão do manual para o tamanho do cabo. A calculadora de kW para Amperes foi útil quando eu estava tentando verificar a amperagem - super útil para a tranquilidade.

#22 ·
Parece que um forno pode ser dimensionado em 100% devido ao termostato, pelo que me lembro, mas um aparelho com ficha, como uma máquina de secar roupa, é de 24A num 30A e acredito que dimensionam os aquecedores de água da mesma forma. Nunca abri um fogão ao máximo num contador.
Mas se as instruções disserem para usar um cabo e tomada de 50, então é preciso que seja permitido ligar a uma tomada de 50 legal. Acredito que PODE colocar um disjuntor menor no circuito, mas não conseguiria tornar o aparelho legal se não fosse classificado para um circuito de 50A. Semelhante a outros aparelhos com cabo e ficha, a UL não listará uma furadeira com uma extremidade de 15 e exigirá um disjuntor de 10A. Na verdade, tem de ser listada para uso em 20.

#23 ·
Já faz um tempo, alguém fluente ou que acabou de passar pela escola de código saberia, mas acredito que esta é a única exceção fora do circuito de soldador que permite uma exceção de fio/disjuntor para a classificação da tomada???? Parece que dizia,,, tomada obviamente dedicada a este aparelho talvez??? A razão pela qual me lembro é que parece que já vi isso e existe uma exceção semelhante para um soldador usar um 60 na tomada 50.

#27 ·
Parece que já fiz esta pergunta antes e ela ficou sem resposta, mas quando foi a última vez que vocês viram um disjuntor deste tipo abrir por causa de sobrecarga térmica? A memória é o que é, mas consigo recordar 4 falhas minhas, 2 de linha para linha e algumas falhas de terra. Já vi isso com 2 aquecedores num circuito geral. (não meu) Lembro-me das falhas nos últimos 30 anos, mas não consigo recordar uma sobrecarga térmica num único circuito.