Comprei um novo fogão elétrico LG (link da home depot aqui). Manual do produto aqui. Confuso sobre o tamanho do disjuntor, a bitola do fio NM-b e a classificação do cabo do aparelho a ser usado. O manual não informa o tamanho do disjuntor.
**O manual lista como 12,9 kW.
**O manual indica um cabo mínimo de 40 ampères, 3 fios podem usar cabo de 40A ou 50A, mas o cabo de 4 fios deve ter classificação de 50A? NEC Tabela 220.55 Fatores de demanda e cargas para fogão elétrico doméstico, .... afirma que 1 aparelho tem uma demanda máxima de 8 kW, até 12 kW de aparelhos classificados. Adicione 5% de classificação a cada kW adicional acima de 12 kW. No meu caso, isso significaria uma carga de demanda máxima de 8 kW * 1,05 = 8,4 kW. Portanto, o manual do fogão lista 12,9 kW, o que 12,9 kW / 240v = 53,75 amperes. O manual tem um cabo de aparelho mínimo de 40 ampères, 40A ou 50A podem ser usados na tabela de 3 fios, mas o texto de 4 fios diz apenas 50 ampères. NEC indica que a carga de demanda máxima seria de 8,4 kW. 8,4 kW / 240v = 35 amperes. Tudo isso parece contraditório. Com base na classificação de 12,9 kW, você precisaria de um disjuntor de 60 ampères, fio NM-b de 6/3 ou 4/3 e cabo de fogão de 60 ampères (isso existe em residencial?). De acordo com a carga de demanda máxima da NEC, eu poderia usar um disjuntor de 40 ampères, fio NM-b de 8/3 e cabo de fogão de 4 ampères. Grande diferença Qual o tamanho do disjuntor? Qual bitola NM-b Qual o tamanho do cabo do aparelho deve ser usado? Meu plano agora é um disjuntor de 50 ampères, fio NM-b de 6/3 e cabo de aparelho de 50 ampères, mas estou tentando entender os números acima.