DIY Home Improvement Forum banner

Construção de casa de madeira DIY

13K views 96 replies 16 participants last post by  Lumpish4113  
#1 ·
Olá a todos,

Sou novo neste site, mas parece que vocês têm muitas boas discussões aqui, então gostaria de mostrar meu projeto e talvez obter alguma ajuda com algumas coisas. A título de apresentação, meu nome é Pat, sou engenheiro mecânico por profissão, principalmente relacionado a carros de corrida e consultoria de fabricação. Tenho feito trabalho prático em quase todas as formas ao longo da vida, incluindo ajudar outras pessoas a construir casas e reformar algumas das minhas, mas esta é a primeira vez que construo uma casa do zero.

Gostaria de pedir desculpas antecipadamente pela qualidade imperfeita da minha documentação, eu nunca realmente planejei compartilhar essas fotos, então algumas coisas estão faltando. Além disso, estou há alguns anos neste projeto; então, começarei com várias postagens apenas para me atualizar. Claro, dou as boas-vindas a qualquer feedback ou ideias legais. Também terei algumas perguntas, tenho certeza, mas vou guardá-las para quando eu atualizar mais este tópico.

De qualquer forma, este projeto começou com a compra de 33 acres no norte da Virgínia Ocidental há alguns anos. No momento da compra, não havia acesso rodoviário à propriedade, sem utilidades e sem terreno limpo. Na época, meu único equipamento pesado era um velho trator de esteira Komatsu D45A e um trator agrícola Ferguson '48 ainda mais antigo, mas comprei um Ford 1900 4x4 mais novo, e meu amigo que está construindo em uma propriedade adjacente (com estrada compartilhada) tem um Bobcat. O velho trator de esteira era praticamente o ideal para a primeira parte do meu projeto: construir 2.000 pés de estrada nova:

Image

Image

Image

Image

Eu também tive alguma ajuda de alguém com algum equipamento pesado adequado:

Image

Infelizmente, não tenho mais fotos da construção da estrada, mas 7 bueiros e 300 toneladas de cascalho depois, estávamos no negócio. Próxima etapa: limpeza, buraco da adega e fundações também devem ser postados hoje.

#4 ·
Nota rápida aqui: uma grande parte que esqueci de mencionar no primeiro post é a localização de tudo. Só porque você tem uma escavadeira não significa que você pode simplesmente começar a cavar, e houve considerável exploração da propriedade, mapeamento, medição e tomada de decisões envolvidas na localização do local certo da casa e do curso certo da estrada.

Estou bastante preocupado em tornar esta uma casa com eficiência energética para minha família, então uma cave era uma necessidade, bem como uma localização voltada para o sul para aquecimento passivo e energia solar (futura). Na verdade, eu realmente queria construir minha própria usina hidrelétrica, mas não conseguimos encontrar uma propriedade adequada que pudéssemos pagar com um riacho de tamanho adequado, então será solar.

Felizmente, havia uma área bem localizada que podíamos acessar; na verdade, existem os (leves) restos de uma antiga fundação de pedra aqui, então outra pessoa gostou deste local em algum momento no passado também.

Neste ponto, sabíamos aproximadamente o tamanho da área que precisaríamos, mas era só isso, então demarcamos e começamos a escavar:
Image

Image

Depois disso, houve algum atraso, pois outras coisas estavam acontecendo em minha vida, como você pode notar em algumas das fotos, mas eventualmente conseguimos um plano de casa mais completo e terminamos a escavação:
Image

Image

Durante meu tempo de folga, consegui criar um conjunto bastante completo de plantas e desenhos da casa. Aqui está um exemplo rápido:
Image

Image

Com isso fora do caminho, colocamos a fundação e começamos a cavar e formar:
Image

Image

Depois de algum trabalho de vergalhões, despejamos o concreto. Por recomendação de um amigo engenheiro civil, coloquei uma ranhura na parte superior de minhas sapatas para amarrar as paredes da cave ICF. Um 2x2 rasgado a 45* em forma de trapézio funcionou bem:
Image

Image

#5 ·
As fundações ficaram boas: eu tinha um ponto que estava 1/4" alto e outro ponto que estava 1/4" baixo, fora isso, estavam perfeitamente quadrados e nivelados. Infelizmente, tivemos que parar para o inverno, e sendo 2020, houve alguns atrasos e problemas para começar de novo. Então, tivemos que fazer um pouco de limpeza antes de podermos começar nas paredes da cave. Felizmente, encontrei um bom negócio em uma escavadeira (Komatsu PC40-7), e havia algum trabalho infantil disponível:

Image

(alguns mais eficazes do que outros....)

Image

Depois de fazer um pouco de limpeza, colocamos todos os ralos enquanto era fácil acessá-los (observe que o balde amarelo foi usado apenas para formar um buraco de acesso na laje, onde uma armadilha de ralo de chuveiro irá eventualmente no banheiro da cave):
Image

Como você deve ter notado, eu sou alguém que gosta de fazer muito trabalho, e fazer tudo isso junto com ser dono de um negócio, criar filhos e tudo mais resulta em eu estar com pressa com mais frequência do que eu gostaria. Dito isso, este projeto realmente me lembrou que uma onça de planejamento pode economizar uma libra de trabalho toda vez, e fazer todos esses detalhes corretamente e na ordem certa me salvou várias vezes, embora eu admita que perdi algumas coisas que eu deveria ter feito antes. Ainda assim, meu conselho para quem está construindo é diminuir o ritmo e reservar um minuto para pensar de vez em quando e certificar-se de que você não está perdendo nenhum detalhe antes de seguir em frente. Eu aponto isso agora por uma razão: eu planejei colocar minha fossa séptica em um local onde meu dreno principal sairia pela porta da garagem, e então eu não coloquei nenhum cano de drenagem sob minhas fundações. Um ano depois, eu realmente fiz um teste de percolação e descobri que aquele local não era adequado, daí o dreno que você pode ver aqui, que teve que ser escavado sob a fundação:

Image

De qualquer forma, cuidamos de tudo isso, e então uma entrega importante chegou:

Image

#6 ·
Ok, só uma palavra rápida sobre ICF:
Eu usei Nudura porque nosso fornecedor local de concreto (Hoy redi-mix) ofereceu um ótimo suporte para isso. Para ser honesto, eu gostei tanto que, se eu já não estivesse planejando construir uma casa de madeira, eu poderia ter construído todo o resto da casa dessa maneira. Foi muito econômico, e mesmo sem nunca ter feito isso antes, meu amigo e eu conseguimos construir toda a cave em cerca de uma semana:

Image

Image

Então foi o dia da concretagem!
Todo o processo levou apenas cerca de 4 horas do início ao fim:
Image

Em seguida, foi hora de um pouco de aço. Aqui entramos em uma das minhas coisas favoritas: fazer ferramentas. Eu não sei por que, mas eu realmente gosto de fazer minhas próprias ferramentas quando preciso. Neste caso, eu precisava de um trabalho para minha escavadeira. Eu já tinha um poste de porco muito bom que eu tinha soldado para o trator, então eu apenas fiz um receptor para que eu pudesse usá-lo com a escavadeira:

Felizmente para mim, um dos meus principais clientes tem um plasma CNC e jato de água, então eu só preciso desenhar o que eu quero e posso obter algumas peças cortadas agradáveis para trabalhar:

Image

Image

De qualquer forma, feito isso, eu poderia voltar ao trabalho:
Image

Image

Basicamente, isso significava que a fundação estava pronta, e alguns de nós estávamos prontos para comemorar!

Image

Próximo post: serrar e emoldurar!

#7 ·
Ok, então eu realmente comecei este projeto antes de toda a loucura de 2020, então os preços da madeira ainda eram razoáveis, mas eu já tinha uma boa serra de fita, então pensei por que não cortar minha própria madeira quando possível. Serrar sozinho é um trabalho bem difícil, então eu basicamente só tenho uma foto, mas tenho certeza que você entendeu a ideia:
Image

Algum tempo e um pouco de trabalho depois, eu tinha 80 choupos amarelos verdadeiros 2x12x16s. Se você não trabalhou com choupo amarelo, está perdendo alguma coisa; é uma madeira maravilhosa para construir.

De qualquer forma, voltando para a linha do tempo do projeto em que eu estava antes, eu já tinha um galpão cheio de tábuas secas prontas para uso, então a estrutura do primeiro andar correu muito bem:
Image

Image

Eu também fiz um pouco de trabalho de acabamento na garagem. Em um desvio raro para mim, eu realmente contratei alguém para colocar o piso da garagem para mim, mas eles fizeram um bom trabalho, então foi um bom progresso. Depois que tudo isso foi feito, coloquei um pouco de dryply de 3/4" macho e fêmea na parte superior e então tivemos a estrutura necessária para permitir o reaterro de minhas fundações.

Observação: Como qualquer pessoa que tenha feito muitas reformas lhe dirá, problemas com águas subterrâneas e drenagem são uma grande dor de cabeça. A melhor hora para evitá-los é no início. Eu tenho dois conjuntos de drenos franceses: um conjunto é colocado 6" abaixo da parte superior de minhas fundações. Eu reaterrei aquele com cascalho até o nível da fundação, quando coloquei as fundações. Quando estava pronto para reaterrar toda a cave, fui em frente e adicionei outro dreno logo acima das fundações. Então, cerca de 18" x 18" de cascalho ao redor daquele. Eu também selei a fundação com Nudura peel-and-stick e então usei um pouco de isolamento bifold de 1/2" restante em cima disso para evitar que o cascalho o perfurasse. Claro, reaterrar uma fundação de 9' de altura com 12" de cascalho exigiu outro novo acessório de escavadeira:

O adaptador de carregador de direção deslizante da escavadeira me permitiu usar uma caçamba de aço de direção deslizante. Observe que fiz os pinos QA simétricos para que esta caçamba possa ser usada para frente ou para trás:
Image

Em seguida, para mover um monte de sujeira e pedras
Image

Eu não queria reaterrar apenas com cascalho, então usei um pedaço de madeira compensada como separador e o puxei com a escavadeira enquanto eu enchia, dessa forma eu consegui 12" de cascalho contra a fundação, depois tecido paisagístico, depois preenchimento de terra sólida fora disso. Eu originalmente usei a maior parte da escavação do buraco da cave para construir a entrada da garagem, então eu abaixei o quintal alguns metros para fornecer preenchimento:
Image

Image

Image

Eventualmente, pretendo preencher os lados da cave mais 12" ou mais, mas fiquei sem tempo e preenchimento, então é com isso que tenho trabalhado até agora.

#8 ·
Eu estava ansioso para começar a construir, mas também estava ficando muito cansado de ouvir o gerador. Limpei uma passagem para a empresa de energia, mas não queria serviço aéreo no meu quintal ou preso à minha casa, então enterrei os últimos 150'. Para isso, eu precisava de uma caçamba de vala, e agora tenho certeza de que você vê o que isso significa:
Image
Image
Image

Isso me permite cavar 4" de largura por 42" de profundidade em uma passagem com o mínimo de sujeira. Acho que posso cavar 72" de profundidade para meu circuito geotérmico mais tarde com um pouco mais de esforço, mas ainda não tentei.

Entrada de serviço tudo instalado e pronto para uso:
Image
Image

Depois que isso foi feito, eu estava pronto para passar para a parte boa!
Image

Mais sobre logs mais tarde, mas estou quase sem tempo e apenas seguindo a ordem cronológica aqui, na verdade já estou atrasado para uma pequena viagem:
Meu telhado é uma estrutura de madeira, toda feita de vigas de carvalho vermelho 3x12x17 e 3x8x14. Na primavera, antes de poder trabalhar em todos os edifícios que você vê aqui, fiz uma viagem à minha fazenda e cortei, transportei e serrei um monte deles. Aqui você está olhando para um pouco mais de 30.000 libras de carvalho vermelho, eu o armazenei no andar de cima em um prédio e realmente tive que colocar postes temporários para segurá-lo enquanto secava:
Image
Image

De qualquer forma, haverá muito mais sobre isso mais tarde, mas eu queria ressaltar que, novamente, foi necessário algum planejamento prévio para cortá-los e secá-los para que estivessem prontos quando eu precisasse deles. Na verdade, a construção do log demorou muito mais do que eu pensava, então eles foram secos com bastante antecedência, mas não há mal nenhum.

Eu acho que não tenho mais tempo para postar esta noite, mas tenho quase tanto, se não mais, para te atualizar até a conjuntura atual, então vou tentar postar isso amanhã ou, o mais tardar, neste fim de semana.

Obrigado por ler!

#9 ·
Projeto fascinante! Só uma pergunta: Ao percorrer as fotos da construção, não notei uma parede de proteção contra geada de concreto sob (ou integrada com) a sua fundação no nível do solo ao longo do lado da saída do porão. Existe uma? (Paredes de proteção contra geada de 36" de profundidade são necessárias aqui em Cleveland.)

• Like
Reactions: Nealtw
#10 ·
Projeto fascinante! Apenas uma pergunta: Folheando as fotos da construção, não notei uma parede de proteção contra geada de concreto sob (ou integrada com) sua fundação no nível do solo ao longo do lado da saída do porão. Existe uma? (Paredes de proteção contra geada de 36" de profundidade são necessárias aqui em Cleveland.)
Ele não tem uma fundação sob a porta grande.
Não é possível dizer a profundidade sob a porta de entrada.

#11 ·
Obrigado pelas boas-vindas.
Designer de casas - A profundidade da geada aqui é de 24". Pode ser difícil de ver nas fotos, mas todas as fundações têm 24" de largura por 24" de profundidade. No lado da luz do dia, a parte superior das fundações está nivelada com o terreno bruto, mas ficará cerca de 4-6" abaixo do nível finalizado assim que o paisagismo e as calçadas estiverem concluídos. Portanto, a parte inferior das fundações estará a um mínimo de 28" abaixo do nível finalizado.

#12 ·
Obrigado pelas boas-vindas.

Designer de casas - A profundidade da geada aqui é de 24". Pode ser difícil de ver nas fotos, mas todas as fundações têm 24" de largura e 24" de profundidade. No lado da luz do dia, a parte superior das fundações está nivelada com o nível bruto, mas ficará cerca de 4-6" abaixo do nível acabado assim que o paisagismo e as calçadas estiverem concluídos. Portanto, a parte inferior das fundações estará a um mínimo de 28" abaixo do nível acabado.
O piso da cave ficará acima da fundação?

#15 ·
OK, vamos falar sobre toras.
Eu tenho um relacionamento de trabalho com a Mountain State Log Homes, e originalmente planejei usar madeira de lei de choupo amarelo serrada da minha fazenda e depois passá-la por seu processo de serraria, mas levou uma semana para cortar e serrar as madeiras do telhado, e meu plano de ficar longe de casa serrando e registrando por 5-6 semanas foi recebido com desaprovação da família.

Então, em vez disso, comprei toras de hemlock oriental 6x12 deles. Estas são toras secas ao ar com encaixe e ranhura duplos na parte superior e inferior e um entalhe de calafetagem fresado nelas. Elas vedam com juntas de espuma e selante de toras e são fixadas com parafusos de madeira de 15". Eu tinha feito uma boa quantidade de pesquisa e fiquei bem impressionado com este sistema. No entanto, estou construindo esta casa com um orçamento apertado e não pude pagar para que eles cortassem minha casa como um 'kit' com comprimentos pré-cortados. Então, eu simplesmente encomendei 2700 pés lineares de toras e construí tudo do zero.

Primeiro, uma nota sobre os cantos. Existem muitas maneiras de fazer cantos de toras, e eu me decidi por um compromisso que acho que foi bom, que era fácil de construir, mas também forte e hermético. Eu nunca tinha visto isso feito dessa maneira antes, mas estou chamando isso de sistema 'modificado de topo e passagem'. Basicamente, cortei uma seção de 1 1/8" de profundidade da tora 'passante' e, em seguida, instalei a tora 'de topo' naquele recesso. Desta forma, para que o ar passasse pela junta, ele teria que girar 90* quatro vezes. Também significava que as toras estavam travadas juntas em ambas as direções em cada canto. Foi uma boa quantidade de trabalho extra, mas assim que peguei o jeito, foi bem fácil. Eu soldei um flange mais largo em um esquadro de velocidade de 12" (desculpe, sem foto) para facilitar a marcação de linhas quadradas. Então, eu cortava a extremidade quadrada, media para trás e cortava 3 linhas até a profundidade com uma serra circular sem fio. Em seguida, cortei com uma motosserra para remover a peça. Eu tenho várias motosserras a gasolina muito boas, mas a serra sem fio Dewalt 60V foi de longe a melhor opção para isso, ela tinha muito mais torque constante, o que tornou a obtenção de cortes quadrados muito mais fácil. De qualquer forma, aqui está minha primeira junta de canto!

Image

Se você olhar de perto para a tora do lado esquerdo, também pode ver que eu pré-perfurei furos para tomadas elétricas e, graças a uma ótima dica de Steve na MSLH, também cortei-os com uma motosserra. Desta forma, quando estiver pronto para conectar, posso simplesmente cortar o formato da caixa da tomada e o pedaço de madeira cairá imediatamente.

As primeiras fileiras de toras subiram bem rápido:
Image

Image

Outra ferramenta essencial para o projeto foi uma serra de feixe. Se você nunca viu uma, elas são bastante impressionantes e um pouco assustadoras. Eu peguei esta por uma pechincha em um leilão e a reformei antes de começar o projeto.
Image

Agora aqui está um ponto onde cometi um grande erro estratégico. Eu estava bastante preocupado em manter as toras secas e bonitas, então decidi cobrir todo o projeto sempre que não estivesse trabalhando nele:
Image

Isso se transformou em uma ENORME dor de cabeça. Como de costume, escolhi um ano terrível para construir uma casa, e tivemos um ciclo de chuva a cada 3-4 dias por meses. Instalar e remover uma lona de 40x60 que irá repelir chuva e neve não é algo simples, e acabei gastando mais tempo mexendo com a lona do que construindo por cerca de 4 meses.

Postarei mais tarde esta noite, mas alguém acabou de prender seu jipe na vala perto de minha casa e vou ver se eles precisam ser retirados...

#16 ·
Ok, meu vizinho (aproximadamente) foi resgatado de uma vala de 5 pés de profundidade e posso voltar a digitar.

Nesta primavera, depois que a 3ª lona de $200 se desfez, decidi que não podia lidar com mais lonas, provavelmente nunca, e esquecer a chuva e apenas continuar a construir. Gostaria de ter percebido isso mais cedo. Até este ponto, eu estava empilhando todos os troncos à mão, mas um tronco de 16' 6x12 tem cerca de 300#, e eu estava começando a ter dificuldades com isso. Então, tive algumas ideias: Primeiro, fiz um olhal de elevação giratório que poderia ser usado com um parafuso para madeira de 0,220", para que eu pudesse levantar e instalar troncos com a escavadeira. Isso funcionou bem no lado da casa que sobe a colina, mas não no lado alto. Então, montei um andaime com rodas com estabilizadores e fiz uma prateleira para troncos na qual eu poderia colocar o tronco com a escavadeira, depois rolá-lo para o lugar, depois levantar e colocar o tronco à mão.

Infelizmente, não tenho boas fotos de nenhuma dessas coisas, então aqui está minha filha em seu quarto (ela está animada para ter seu próprio quarto, mas não tenho certeza se ela entende o quanto de trabalho ainda precisa ser feito...)
Image

Meu plano até este ponto era construir uma caixa grande e vazia e depois me preocupar com o interior mais tarde, mas quando as paredes começaram a ficar muito altas, percebi quanto tempo economizaria se eu tivesse aquele segundo andar para ficar em pé, então fiz um pouco de estrutura. Eu gostaria de poder dizer que serrei toda a minha própria madeira, mas 2x4 são baratos e eu estava com pressa
Image

Image

Agora que eu tinha um bom lugar para trabalhar, as coisas aceleraram novamente por um tempo
Image

Eventualmente, ficou muito alto até mesmo para a escavadeira, então tive que pedir emprestado um guindaste. Este guindaste é, na verdade, pequeno demais para apenas colocar todos os troncos, mas ele os colocou no andaime e foi de graça, então eu chamo isso de vitória!
Image

Mais por vir, mas quero terminar este post com uma pequena nota lateral:
Na foto abaixo, você pode ver minha esposa Christina, em pé em um andaime de 12 pés de altura e colocando um tronco. O que você não pode ver é que ela também pegou e carregou sua extremidade de inúmeros troncos de mais de 200#, subiu e desceu, aguentou todas as minhas reclamações e, geralmente, foi 100 vezes mais incrível do que eu tenho o direito de pedir a ela. Ela está sempre lá para ajudar e mesmo com 110# encharcada, ela vai tentar levantar ou carregar qualquer coisa que eu peça a ela, sem mencionar que reduzi minhas horas de trabalho para construir esta casa, então seu trabalho também é apoiar a família na maior parte. Desnecessário dizer que, sem o apoio dela, eu não seria capaz de fazer projetos como este.
Image

#20 ·
Nealtw - Sim, eu tenho um plano. O problema é que tenho 3 opções diferentes para um acabamento exterior na cave e ainda não tomei uma decisão sobre qual será.

Half-fast eddie - Eu considerei essa opção, mas na verdade correu bem da maneira que eu fiz, apenas muito trabalho. Acho que a maioria das pessoas que constroem com toras não têm casas com um pico de cumeeira de 35 pés de altura por uma boa razão...

#26 ·
Estou agora acompanhando para ver o que você escolhe usar para selar e finalizar o I C U.

Eu estive envolvido há décadas com uma construção semelhante em uma área SELVAGEM, onde "HOMEM RICO" estava construindo seu lugar.
Eu ainda estou obrigado por contrato a não divulgar a localização, quem, ou muitos detalhes.

Tive que obter permissões para qualquer equipamento motorizado, e nenhuma estrada foi construída.

Tudo veio por via aérea, até mesmo a tripulação foi transportada de e para a área de aterrissagem a 40 milhas de distância.
Nós tivemos que perfurar buracos de 12" 6' de profundidade em Granito para ancorar o Cab-sion na montanha.

Tudo era alimentado por energia geotérmica, perto de uma chaminé vulcânica.

I C U não estavam disponíveis na época, então o concreto que foi usado foi transportado por via aérea em um balde grande, despejado nas formas.

Sim, nós manuseamos aqueles troncos até 3 andares de altura para construir o último andar.

Amo os aprendizes e o projeto familiar.

ED

#27 ·
Estou acompanhando para ver o que você escolherá para selar e finalizar o I C U.

ED
Ed,

Isso parece um projeto legal; eu gostaria de poder construir em algum lugar assim também!

Talvez demore algum tempo até que eu chegue à cobertura externa da cave; existem várias prioridades mais altas. As opções que estou considerando são: 1) Pedra de campo - tenho uma boa quantidade de arenito de vários tamanhos e formatos sobrando da escavação. Quase certamente usarei isso para a lareira e a chaminé, mas não sei se restará o suficiente para as paredes, ou se quero fazer tanto trabalho. 2) Estuque moldado para parecer pedras de porão cortadas (possivelmente minha opção favorita hoje) ou 3) pedra falsa 'empilhada a seco'. 4) Eu estava considerando hardi-board, mas isso foi vetado pela administração, pois ela não gosta da aparência, então acho que está fora de questão.

Uma pergunta da qual não tenho certeza é o que fazer para suportar o peso da pedra, se eu seguir esse caminho. Há uma saliência de tijolos no nível da fundação, mas 75% do porão é preenchido significativamente acima disso. Disseram-me que posso simplesmente parafusar uma saliência de tijolos nos 'pinos' de plástico no ICF, mas estou um pouco desconfortável com essa ideia. Tentarei colocar essa pergunta um pouco mais claramente assim que eu atualizar este tópico para o estágio atual do progresso...

#29 ·
Bem, está chovendo hoje, e eu acabei de terminar alguns reparos muito necessários no meu caminhão, então tenho um tempinho para adicionar a isso.

Como eu já mencionei, meu telhado é uma estrutura de madeira feita de madeira de carvalho vermelho de 3x12. Depois de secar no meu prédio por alguns meses, o primeiro passo foi carregá-los em um trailer e levá-los para o local da casa. Isso não parece grande coisa, mas os de 17' têm cerca de 320#, para um total de cerca de 24000lb agora que estão secos. E, claro, eles tiveram que vir de dentro de um prédio para dentro de outro prédio, então tudo à mão. De qualquer forma, consegui alguns amigos para me ajudar. Veja como ficou a carga. (Observação: minha fazenda onde cresci fica no centro de WV, a cerca de 2 horas de onde moro agora)

Image

Para quem nunca fez um projeto como este antes; você ficaria surpreso com quanto tempo e esforço é gasto em coisas simples como mover material, planejar e medir, e assim por diante. Felizmente, quando eu tinha material em mãos, eu já tinha um desenho e um plano. Fiz alguns gabaritos legais para ajudar a cortar todos iguais, mas não tenho uma foto. Tenho pensado em fazer um post em algum momento com algumas das ferramentas úteis que usei neste projeto, então elas provavelmente aparecerão lá. De qualquer forma, aqui está a impressão original, bem como o desenho CAD. Eu projetei minhas próprias placas de amarração e mandei cortá-las a plasma, então isso e os gabaritos de corte são mostrados na impressão AutoCAD...

Image

Image

Só uma nota rápida sobre software:
Eu realmente fiz meus planos de planta originais em um aplicativo de telefone: Floor Plan Creator no Android. Era grátis e facilitava a experimentação de diferentes ideias e layouts. Não foi super fácil deixar tudo perfeito, então, quando cheguei perto, paguei pela opção de exportação dxf (US$ 10 iirc) e depois peguei no CAD.
Tenho acesso ao AutoCAD, que uso para todos os trabalhos de design 2D. Acho que é muito mais fácil e rápido fazer um desenho da maioria das peças no AutoCAD, e também permite a exportação direta para as várias máquinas CNC. Também é mais simples obter medidas e descobrir ângulos e como as coisas se encaixam. Existem clones gratuitos que funcionam bem, mas não tão bons quanto o original.
Eu também tenho acesso ao Solidworks. Não o uso muito, pois leva muito mais tempo para obter peças e montagens simples de uma ideia para uma peça acabada. Dito isso, às vezes pode ser essencial obter grandes montagens e detalhes. Novamente, existem outras opções, esta é apenas a que eu uso agora.

De qualquer forma, depois que eu fiz tudo isso, pude começar a construir treliças. O telhado tem formato de T, então a treliça principal na junção entre os dois telhados suporta uma extremidade das treliças curtas. Isso significava que ela tinha que ser construída e instalada primeiro. Além disso, depois de tanta chuva, fiquei um pouco nervoso com elas na chuva, então, na verdade, construí cada uma e borrifei com poliuretano antes de instalá-la. Vamos pular um segundo e dar uma olhada nos dois projetos de treliça:

Image

Image

Decidi não gastar muito tempo aqui falando sobre o processo de construção e instalação da treliça. Basta dizer que foi MUITO trabalho. Tudo era muito pesado, tudo tinha que se encaixar perfeitamente, e eu não tinha o equipamento que realmente precisava. Mas no final eu consegui tudo sem ferimentos ou desastres importantes, e todos que me ajudaram ao longo do caminho ainda falam comigo, então estou chamando isso de grande sucesso!

Ok, eu tenho que fazer mais uma tangente aqui rapidinho:
Me disseram por várias pessoas que com as técnicas modernas de construção de toras e toras secas, o encolhimento não é mais um problema. Eu sei que esses caras sabem do que estão falando, mas eu queria ter certeza de que não estava correndo nenhum risco de qualquer maneira. Isso significava uma estrutura criativa. As vigas do segundo andar são suportadas por toras com suportes de viga no lado externo e apoiadas em uma parede de prisioneiros no centro. Isso significa que, se as toras crescerem ou encolherem, este andar inclinará para cima ou para baixo. Eu posso lidar com isso, mas o problema surge quando olhamos para a interseção entre este andar e quaisquer paredes, incluindo a parede interna que separa a suíte master da grande sala. Na minha opinião, a solução para isso era garantir que o chão pudesse 'flutuar' para cima e para baixo se ele se movesse sem quebrar nada. De qualquer forma, é difícil explicar isso, mas o que realmente significava é que o chão não está diretamente preso a nenhuma das paredes laterais. Da mesma forma, a treliça principal recebe suporte extra da parede de prisioneiros em que se assenta, mas apenas no centro - não em toda a extensão.
O que estou tentando evitar com tudo isso são pontos de cisalhamento: se a parede de toras encolher 2" e o suporte central não, isso causa muito pouca tensão nas vigas em um vão de 12 ou 15 pés, mas se elas estivessem presas a outra parede bem ao lado, isso seria um problema diferente.

Estou usando cuidados semelhantes em janelas e portas, e várias outras coisas sobre as quais tenho certeza que falarei mais tarde.

Tudo isso agora fora do caminho, aqui está a primeira treliça instalada. Tive que colocá-la parcialmente com o guindaste e depois deslizá-la pela casa com a escavadeira. Eu a escorei temporariamente no andaime rolante enquanto fazia isso para mantê-la em pé. Foi um processo um pouco complicado, mas deu tudo certo:

Image

Depois que essa treliça foi levantada, prumada e nivelada, instalei todas as treliças curtas. Fizemos isso colocando-as no andaime com o guindaste (no andar de cima), depois rolando-as para o lugar e deixando-as cair em seu slot na parede:
Image

Image

Image

Eu acho que estou sem fotos para este post, então vamos terminar nas treliças finais: estas tiveram que ser colocadas do lado de fora. A que estava subindo não foi problema, mas a que estava descendo estava cerca de 4' mais alta do que o guindaste alcançaria, então tive que ser criativo com meu equipamento, mas conseguimos colocá-la lá:
Image

#30 ·
Antes de postar qualquer outra coisa aqui, ocorreu-me que esqueci algo importante.
Eu disse que estou fazendo tudo sozinho, e isso é praticamente verdade, mas há algumas coisas que uma pessoa simplesmente não consegue fazer facilmente. Tive bastante ajuda de muitos grandes amigos ao longo do caminho, sem os quais eu não teria sido capaz de fazer tudo o que estou fazendo.

Então, grandes agradecimentos (sem ordem específica) a:
Mike, Andy, Paul, Steve, Zeke, Jason (e filhos), Bob, Caleb, Doug, Gary, James, Charles, Troy e qualquer outra pessoa que eu possa ter esquecido.

Além disso, já que estou nisso, é triste dizer isso, mas mesmo conseguir um bom negócio e um bom serviço de fornecedores é raro hoje em dia. Recebi negócios justos, grande ajuda e um serviço melhor do que o normal de Rick Wright da Hoy's, Steve da Mountain State Log Homes, Wilson Works Inc, Core Metal Roofing, Morgan and Sons Piping e Kenny Vincent Trucking.

#31 ·
Avançando: uma vez que eu tinha a primeira treliça grande e todas as pequenas instaladas, eu tinha uma boa âncora para usar para instalar o resto das treliças grandes. A maneira como eu determinei que poderia realizar isso foi colocá-las na extremidade da casa com o guindaste deitado, virá-las, depois conectar um guincho a elas, deslizá-las para o lugar e levantá-las. Depois que cada uma foi instalada, coloquei o bloqueio de toras para que a próxima tivesse algo para impedir que escorregasse e começasse a se levantar. Novamente, não é a melhor maneira de fazer isso, mas a maneira que eu poderia fazer funcionar com o equipamento que eu tinha disponível.

Image

Image
Image
Image

Image
Image
Image

Depois que todos eles foram levantados, terminei as extremidades do frontão com toras:
Image
Image

Também por volta dessa época, finalmente encontrei um bom negócio em um elevador (que eu estava procurando há algum tempo). Consegui um antigo elevador de lança JLG por menos do que o custo de um aluguel de 1 mês. Alguns dias de conserto depois e eu estava usando-o para colocar a última peça de madeira!

Image

#32 ·
Bonito. Algo de que se orgulhar e dizer EU FIZ ISSO SOZINHO, com muitos amigos.

O ajudante mais importante que você esqueceu de mencionar, no entanto.

A SWMBO. ;)

ED

#33 ·
Ok, mais um pequeno trecho sobre estrutura de madeira.

Nem todas as minhas madeiras secaram retas e fiéis à minha satisfação, e eu também estava em dúvida sobre o quão bem eu poderia impermeabilizá-las. Então decidi que a treliça final que vai sobre a varanda da frente (lateral?) deveria ser feita de 2x12s tratados sob pressão. Isso exigiu uma ligeira alteração no projeto, já que eles gostam de nos mentir sobre o tamanho da madeira comprada na loja, o que não foi grande coisa. Mas a versão atual da madeira tratada sob pressão também tem cobre suficiente para causar corrosão galvânica de fixadores e ferragens de aço. Então eu tive que mandar cortar um conjunto de placas de treliça de 304ss e comprei alguns parafusos caros de aço inoxidável. Além disso, como as seções diagonais da treliça têm mais de 16', eu tive que pedir algumas tábuas de 18' sob encomenda. E um 6x6 de 24' e 26', tudo isso foi um monte de $$ que eu não tinha planejado. De qualquer forma, aqui está o resultado:

Image

Observação: Sim, eu sei que 'treliças' é um termo forte para as treliças curtas, especialmente as que não são realmente treliças, e as principais são apenas uma treliça de mastro rei. Mas a matemática funciona para as cargas do meu telhado e eu não sei como chamá-las de outra forma. Haverá alguma estrutura de aço adicionada no interior para suporte de fios e escoramento secundário, então eu posso adicionar um membro de compressão diagonal às treliças principais apenas para um fator de segurança extra.

Próxima vez: Decking de telhado macho e fêmea.